Difícil não é sentir a falta de quem nos faz falta.
É pensar no tempo que falta, no tempo que não volta e sufoca, e nas voltas da vida que o tempo nos dá. Fica a esperança de que o tempo aqui me sorria e me traga a vida de volta.
E tem sorrido...


23.7.07

Dia 43 – A Comida

E o que é que se come aqui?
Sobretudo come-se em português. Em bom português. É incrível, porque não sou eu que procuro e escolho, por serem portugueses, os sítios onde vou almoçar ou jantar, mas são sim os próprios sítios que escolhem a comida. E a comida é sempre portuguesa.
Ou quase sempre. Também há o funge, a muamba ou o mufete, como exemplos de pratos de eleição e de excepção à regra da comida portuguesa.

O funge tem um aspecto semelhante ao puré. Se formos positivos. A mim mais me parece, sinceramente, outra coisa... Uma cola pegajosa talvez. Uma papa consistente feita à base de farinha de milho ou de mandioca, conforme os gostos ou o mau gosto. O milho dá-lhe um aspecto amarelado, enquanto que a mandioca confere-lhe um aspecto acinzentado e castanho. Vá o diabo e escolha. O sabor nem sei bem... a mim não me sabe a nada. É insípido mesmo. Mas acompanha bem a moamba de galinha. Segundo dizem.

A moamba de galinha é muito boa. É o prato típico de Angola. Mas eu acompanho-a com arroz, para fugir do funge. Basicamente é galinha (espero) coberta com um molho excepcional, que me sabe a ginguba (que é amendoim).

O mufete é peixe. Peixe inteiro assado com todos. Ou melhor... assado com tudo. Escamas e tripas. Por cima e à volta é servido com uma mistura de pimentos e tomate. E jindungo. Mufete foi portanto coisa que não provei ainda. Evidente.
Jindungo é a malagueta daqui. Muito picante e muito diferente de sítio para sítio no tom e no sabor. Mas sempre muito picante. Aqui jindungo acompanha-se com tudo. Com pão com fruta e com todos os pratos. Só não acompanha comigo.

Resumindo, digo-vos que os pratos angolanos são muito bons e até recomendo. Mas eu cá sinceramente prefiro lagosta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pedro,
A moamba é realmente muito boa de galinha ou mesmo de frango. Quanto ao funge, digamos que também prefiro o arrozinho a acompanhar.O molho que te parece de amendoim, é na realidade óleo de palma. Óptimo.É um prato que por cá podemos facilmente fazer pois arranjam-se todos os ingredientes em qualquer grande superfície.
Tudo a correr bem e boas moambas!
Bjinhos
Sónia Seixas

Blog Directory - Blogged