Difícil não é sentir a falta de quem nos faz falta.
É pensar no tempo que falta, no tempo que não volta e sufoca, e nas voltas da vida que o tempo nos dá. Fica a esperança de que o tempo aqui me sorria e me traga a vida de volta.
E tem sorrido...


18.9.07

Praia, Doce Praia

Pareceram um dia apenas. A verdade é que foram três os dias deste fim de semana, alargado e completo mas curto nas horas e na originalidade. O que fiz? Praia, mais praia e… mais praia. Três dias de mar, sol e areia. Apenas. Ah… e lagosta, até fartar.

Sábado foi dia de Cabo Ledo, de um mar mais azul que o céu, das conversas de esplanada com as lagostas do Queirós na mesa, da viagem de ida e de regresso e da noite Naquele Lugar já em Luanda. Magnífico.

No domingo descobrimos outro paraíso, em Sangano. Antes de Cabo Ledo, uma praia que pensámos quase deserta e que se tornou numa agradável e cheia surpresa ao chegar. Cheia de tudo! Tornou-se também numa angústia e tristeza ao partir. Só saímos de noite, mas realmente não queria mesmo sair de lá nesse dia. E nunca antes disso. Queria ficar e que o tempo parasse. Queria ver o pôr do sol que é algo extraordinário por aqui... Apaixona-nos. É um jogo de cores difusas lutando entre si para ganhar o imenso céu. É o sol que se transforma em tons de laranja e visível aos nossos olhos de contemplação, e depois em vermelho vivo e num fogo que ilumina em reflexo toda a baía. O mar e os rochedos. Um céu que rouba a cor ao mar e se une, num horizonte que não se distingue entre eles, desaparecendo entre a neblina. Céu e mar indistintos. E no fim do espectáculo o sol se retira, satisfeito, em magnífica apoteose. Tudo é quase mágico... intenso.

Segunda-feira decidi descansar destes dias de praia... E então fui para a praia também. Mas desta vez nem saí de Luanda... Não era preciso. O trânsito prometia ser interminável ao final do dia, para se entrar na cidade, vindo do sul, e por isso escolhi na ilha uma praia local, e dos locais, para passar mais um dia igualmente diferente. E com muita gente! Mas bom.
A praia cansa, é verdade... Após três dias desta vida difícil estou exausto. E quase preto... por fora e um pouco por dentro também. Ok, é cansativo... mas até gosto disto.

7 comentários:

Anónimo disse...

E o bichinho verde da inveja... mas pequenino!
Um pôr-do-sol assim...
Obrigada pela descrição. Quase dá para vizualizar!

;) baci

Anónimo disse...

obrigado pela promenorizada descrição de um ponto forte do pais, pondo-me com uma certa inveja. vai dando mais noticias.
vou-me preparar para ver o leão em Alvalade.
fica bem, um abraço
21mfelix

Peter disse...

A inveja é uma coisa mto feia, Sophi!! ;)
Não tenhas mesmo... De que vale um pôr do sol assim, se na areia apenas encontramos a nossa sombra?
Bjs!

Peter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peter disse...

Olá Mário!
Espero que em breve também possas ver este mesmo por do sol... Era bom!
Ontem o leão também se eclipsou... não foi? :)
Abraço!

Orlando Gonçalves disse...

Que pôr do sol lindo. Não será bem inveja, mas que gostava de ver gsotava, não posso negar. Bem mas tenho mesmo que ficar pelas tuas descrições e sonhar...

Anónimo disse...

Olá Pedro,

É lindo!! Vives muito intensamente tudo o que fazes nesse país, e por isso sabes cativar os teu leitores.sendo verdadeiro!!
É inexplicável... fico opsecada, e não consigo parar de ler até deixar de ter texto. Continua. Estou a gostar muito.

Acho que se fosses um escritor seria tua Fã incondicional!

Beijokas
Carla

Blog Directory - Blogged