Difícil não é sentir a falta de quem nos faz falta.
É pensar no tempo que falta, no tempo que não volta e sufoca, e nas voltas da vida que o tempo nos dá. Fica a esperança de que o tempo aqui me sorria e me traga a vida de volta.
E tem sorrido...


12.7.07

Dia 32 - A Rainha Ginga


Largo Kinaxixe. Ei-la de bronze lá no alto do seu pedestal guardando alerta e de arma em punho a Rua da Missão e toda Luanda. É Nzinga Mbandi Ngola, ou a rainha Ginga.
A rainha de Matamba e Angola tornou-se mítica desde o século XVI e um autêntico símbolo nacionalista do povo angolano pela sua luta e resistência à ocupação do território angolano pelos nossos antepassados portugueses e ao consequente tráfico de escravos da altura. Sendo um símbolo de Angola, não o é concerteza para os portugueses. Nem de boa memória.
Mas quase quinhentos anos depois a sua figura continua omnipresente como um símbolo nacional e a sua personagem revolucionária continua imponente e viva desde o seu altar. É igualmente um símbolo ao femininismo e à igualdade de direitos para as mulheres, igualdade essa que hoje em dia se vai notando aqui com alguma sobriedade. Há poucos homens, uma (in)feliz consequência da guerra.

2 comentários:

Orlando Gonçalves disse...

Essa da igualdade é engraçada entre homens e mulheres pelo menos existe alguma coisa em que são todos iguais, tanto na pobreza como na riqueza. Esta semana no Expresso saiu uma reportagem sobre o Jet Sete de Luanda e as festas grandiosas que eram dadas exactamente na ilha. Li a reportagem toda e posso-te garantir que ao ler o artigo tive a aquela impresão de um Deja Vu, pois eu já conhecia aquela realidade descrita por ti. Esta reportagem era sobre a filha do presidente numa festa que deu para 700 pessoas na ilha. Sem duvida a cidade dos contrastes.Uma realidade que vou aos poucos conhecendo.

Anónimo disse...

Olá Pedro,

Excelente falar um pouco da história dessa cidade "Luanda", afinal os dias não são só "borga" mas também dias dedicados à cultura.

Continua, estás a aproveitar muito bem...

Beijos e abraços
Carla, Costa, Tiago e André

Blog Directory - Blogged