Difícil não é sentir a falta de quem nos faz falta.
É pensar no tempo que falta, no tempo que não volta e sufoca, e nas voltas da vida que o tempo nos dá. Fica a esperança de que o tempo aqui me sorria e me traga a vida de volta.
E tem sorrido...


25.6.07

Dia 15 - Os Vendedores

Vende-se tudo nas ruas. Tudo. Por entre a confusão de carros parados durante todo o dia de ponta dezenas de pessoas fazem dessa vida profissão e da rua a sua loja aberta ao público. Miudos e graúdos. Homens e mulheres. Com alguidares equilibrados nas cabeças, cheios de fruta e peixe fresco (?) subindo e descendo a rua.
Mas como eu disse, vende-se tudo neste mercado em movimento. Por isso aqui deixo apenas o que de mais insólito tenho visto: Baterias de carros, volantes, auto-rádios, jantes e pneus. Martelos pneumáticos, máquinas rebarbadoras, máquinas de lavar e espelhos de casa de banho. Telemóveis, computadores portáteis, comandos de TV, o POC Explicado e o Código Civil (em pack 'leve 2 pague 1'). Machados, catanas (!) e todo o objecto cortante. Ao percorrermos uma só avenida encontramos tudo para mobilar a nossa casa. E podiamo-lo fazer sem sair do carro. Apenas abrindo o vidro da janela.
O preço é sempre discutido, mas não muito. Aqui não é bem o norte de África. Mas conseguem-se bons preços, dependendo do desespero ou da pressa do vendedor. E se o material é roubado ou não.
Chamam-lhe o mercado informal de Luanda. A mercadoria é desviada dos milhares de contentores violados diariamente no Porto da cidade, e distribuída por estes comerciais de rua. É uma rede, onde tudo se vende e todos ganham. Mas os funcionários do Porto de Luanda... Esses ganham mais que qualquer um. Claro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Pedro.

Ao ler esta tua semana, fico mais tranquila por estares mais animado... a descrição da tua 1º semana deixou-me mesmo triste. Que bom que estás mais animado. Tenta a proveitar ao máximo, é mesmo uma oportunidade unica. E imagino q um dia relembres tudo isto com um sorriso, ao pé de quem mais amas.
Parabêns pelo teu talento a escrever, gosto mesmo muito da maneira como descreves os teus dias. Tens talento.
Bjcas, Sílvia (cajó)

Madalena_Mauricio disse...

Finalmente apanhei o teu blog e estas últimas escritas têm um ar de melhor adaptação e maior descontração. Que continues assim... Sempre em frente!!!
Boa ideia esta tua e tens aqui mais 4 a desejarem-te muita força.
Até breve...

Anónimo disse...

Nepo... arranja-me o POC explicado.... :-)

Beijos...

Ana Luisa & Helder

Blog Directory - Blogged