Difícil não é sentir a falta de quem nos faz falta.
É pensar no tempo que falta, no tempo que não volta e sufoca, e nas voltas da vida que o tempo nos dá. Fica a esperança de que o tempo aqui me sorria e me traga a vida de volta.
E tem sorrido...


1.5.08

Com Sabor

Finalmente escrevo sobre os finest restaurantes aqui em Luanda.
Passou quase um ano e a verdade é que já sinto que estou cá há tempo suficiente para ter uma ideia criada (e algo credível) sobre os melhores restaurantes da cidade de Luanda.
Tentei então fazer uma lista dos 5 melhores, tendo em conta todas as principais variáveis: o preço, a qualidade, a simpatia, o ambiente e a rapidez no atendimento - esta última é importante para quem gosta de acabar de jantar antes da meia-noite, e isso é bem raro por aqui. Além disso, senti na pele o difícil que é encontrar informações sobre os restaurantes aqui, tal como os contactos… Vai-se á internet e… nada. Mas agora será diferente… É clicar e cá está! Vai dar jeito até mesmo para mim.

1. Naquele Lugar (Fortaleza)

Coloco-o em primeiro lugar, pelo ambiente magnífico. Ao ar livre, sentimo-nos em casa, com amigos e como amigos, como se estivéssemos no nosso próprio quintal. Com bom atendimento (embora algo demorado) e uma comida divinal. Como prato, sugiro o bife com pimenta, que é verdadeiramente um espanto, ou a massada de lagosta e lulas, que não lhe fica nada atrás. Mas tudo é bom. Muito bom. Música ao vivo todas as 5ªs feiras, o dia que considero ideal para ir lá dar um salto e viajar no espaço no tempo e nos sabores.
Embora haja espaço sempre para mais um, convém reservar sempre com antecedência.
Preço médio: 35 Usd.
Dona Elsa: 926 323 958

2. Embaixador (Ingombotas)

Elegi-o como o restaurante com a melhor comida de Luanda. É um local fechado, numa rua escondida e escura, mas um restaurante com muita luz, muito português, com requinte e simpatia q.b.. É muito demorado, mas a comida é absolutamente magnífica, onde podemos comer desde um óptimo linguado grelhado a variados pratos de caça. Ao fim de semana, almoço ou jantar, fazem um excelente cozido à portuguesa ou um apetitoso leitão à bairrada.
Preço médio: 40 USD
Rua do Clube Marítimo Africano
Telef: 923 651 632

3. Coconuts (Ilha)

Esteve fechado quase um ano. Aliás, quando vim para Angola já estava fechado para remodelações, e assim foi até há umas semanas atrás. Agora sei o que perdi este tempo todo… Para muitos é o melhor restaurante de Luanda, e para mim está claramente na lista dos melhores, pelo prazer que me proporciona. Junto à areia da praia, com pratos que têm tanto de fascinante como de exóticos, é o lugar ideal para um jantar de fim-de-semana ou um almoço antes ou depois de um banho de sol. Música ao vivo às 4ªs feiras.
Preço médio: 45 Usd
Telef: 222 309 241

4. Caribe (Ilha)

Talvez o mais famoso restaurante de Luanda. É de facto muito bom, mas para mim tem duas coisas mesmo óptimas: um divinal arroz de cherne e o Chill-Out mesmo ali ao lado. É por isso que o aconselho para qualquer início de noite. Tem também a melhor lagosta da cidade, e o melhor ginacujá, que acompanha bem qualquer refeição. Experimentem pedir.
Preço médio: 40 Usd
Telef: 222 202 887

5. Trinca-Espinhas (Ingombotas)

Fica tão escondido que quase nem se dá por ele ao passar. Mas quem o encontra também encontra o sossego e a paz para umas horas de prazer autêntico. Petiscos ou pratos bem requintados, que vão desde as migas de bacalhau com couve até ao bife à negrão, passando pela magnífica açorda de marisco. Para mim é o mais recatado dos restaurantes e temos de oferta a simpatia do Rui Jorge que nos recebe com um requinte de verdadeiro mestre. Todos os pratos são feitos na hora, o que não dá jeito a quem já lá chega com fome e com pressa, mas tem sempre umas óptimas entradas para saborear ao sabor de dois dedos de conversa.
Preço médio: 35 Usd
Morada: Rua António Saldanha
Telef. 923 448 418

Menções Honrosas:

Tendinha (Rua da Missão)

Tinha de figurar nesta lista, pelos meus almoços de cada dia que passa, e pelos petiscos a acompanhar um bom vinho em qualquer serão durante a semana. Recomendo.
Preço médio: 25 Usd
Telef: 923 987 084

Cais de 4 (Ilha)

Pela vista magnífica sobre Luanda.
Preço médio: 40 Usd
Telef: 222 309 430

Poderia falar de muitos outros, como o Pintos, o Pimms ou mesmo o Baía, pois são fascinantes pelo seu requinte e gastronomia, mas são locais que procuro evitar, não pelo gosto mas sim pelo bolso.

Bom apetite!

4 comentários:

Hugo disse...

Caro Pedro,

Obrigado pelas referências gastronómica. Para quem vive em Luanda é uma benção :)

De todos os que mencionaste conheço o Tendinha, o Trinca-Espinhas, e o Caribe.

Dos que conheço o Pancas no Largo das Ingombotas, a seguir à loja da Unitel, bem escondido lá no canto é o melhor.

Quer seja carne ou peixe, a comida é formidável e o preço ronda os 30 dólares por pessoa. Aconselho vivamente.

Pula em Angola disse...

São todos bons restaurantes os que indicaste mas aconselho mais um!!!

Para mim o melhor de Luanda!!! Preço mais que acessível e comida feita na hora e excelente só com um problema... A espera. O restaurante é o Multibocas (do outro lado da estrada do Tamariz - na Ilha).

Pula em Angola
http://aventurangola.blogspot.com

Anónimo disse...

E o restaurante PIMM´S que para mim, é o melhor restaurante de Luanda! Sem dúvida alguma. È caro, mas compensa. Bom atendimento, sítio tranquilo e música agradável.
Fica no Alvalade ao lado da Edel.
Adoro lá ir.
Abraços

Hugo Ferreira disse...

Olá, deixo os meus cumprimentos ao autor deste blogue, pois como já foi dito há pouca informação sobre a hotelaria de Angola.
Também eu sou um emigrante e já percorri inúmeros países pelo mundo, tendo estado em Angola dois anos, e conhecido algumas boas casas de Luanda, em Particular o Cais de 4, gostei muito, ainda não tive oportunidade para descrever as suas iguarias e particularidades no meu blogue (chefehugo.blogspot.com), mas irá ser feito num futuro próximo.

Boa sorte e até breve

Hugo Ferreira
www.chefehugo.blogspot.com

Blog Directory - Blogged