É hoje. Faz quatro anos que tive todo o meu mundo à minha volta. Lembro-me que foi um dia de sol, depois de muita chuva antes e depois, nos dias que se seguiram. Um dia lindo de sol. Eu era a segunda pessoa mais importante da festa, logo depois da pessoa mais importante da minha vida inteira: a minha esposa. Faz hoje 4 anos que me casei. Um dia único, cheio de boas recordações que agora revivo sozinho, em pensamentos.
- Amor... são 4 anos... não são? Desculpa... e parabéns!
Também hoje é um dia especial para a pessoa que mais admiro neste mundo, e que mais quero agradar e suceder em seus passos nesta vida: o meu querido pai faz hoje 67 anos.
- Parabéns, meu pai... E que venham muitos mais anos, bem felizes, e que eu os possa ver e partilhar consigo.
Nesta noite que passou dormi noutro hotel... Fui literalmente 'expulso' do Hotel Trópico e mudei-me de malas e cabides e bagagens (forradas a plástico do hotel...) para o Hotel Presidente. "- Estamos em Angola... Aqui é assim." Foi a resposta que recebi, antes e depois das desculpas que recusei aceitar.
Nesta noite passei a noite em claro, pegando no meu baú de memórias e na minha vida presente. Comparando-as incomparáveis, junto à janela do meu quarto, as memórias serviram-me para tomar mais uma decisão da minha vida: partir - já amanhã no primeiro avião para Lisboa - ou ficar... mais uns dias. Ao longe vejo um novo dia nascer, o mesmo trânsito crescer e as pessoas minúsculas que aos poucos vão preenchendo o pó das ruas que lá em baixo se confundem. À minha frente, no pensamento, uma rosa dos ventos. Qual o destino? Tinha isso para decidir, nesta minha noite de encruzilhadas. Não dormi mesmo nada. Mas valeu a pena. Saio pela manhã decidido a partir. Era essa a minha vontade... Tinha de ser. Não podia aceitar!
Acabo depois por hesitar no caminho... e inconscientemente depois aceitei e fiquei. Fiquei e estou ainda aqui. Mais uns dias, somente... Mais uns dias.
Foi assim, como vêem, um dia ainda mais especial... Para o bem e para o mal. Mas para o ano espero recordá-lo com um grande sorriso nos lábios, com muita alegria no coração e, sobretudo, estando bem mais perto de quem amo. Assim espero...